Endereço

Avenida Circular, 212 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - GO

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FELIZ QUEM ACREDITA

            Amo Maria. Ela acreditou na proposta que Deus lhe fizera e assumiu a missão de mediar a salvação da humanidade que vagava temerosa em meio às trevas da incerteza. Ela acreditou e se fez servidora. Embora convocada para ser mãe, preferiu agir como serva prestando seu serviço no silêncio e na humildade como expressão de sabedoria e maturidade.
            Apesar de ser jovem e aparentemente ainda não segura em suas decisões, demonstrou maturidade em suas convicções e em suas atitudes. Sempre soube corresponder às luzes do alto que iluminavam seu coração fortalecendo-o no amor e na dedicação de sua missão como mãe e coredentora, como intérprete das bênçãos divinas e semeadora de esperança entre os pobres e os enfraquecidos.
            Com sua presença silenciosa e humilde assumiu uma ação verdadeiramente corajosa e transformadora, dispersando os soberbos de coração, derrubando os poderosos de seus tronos, elevando os humildes, alimentando os famintos e despedindo os ricos de mãos vazias. (Lc.1,52)
            Essa mulher mudou a face da terra. Tudo o que pudesse prejudicar a alguém, ela recolhia para si e guardava no íntimo de seu coração. Até mesmo o sofrimento que, como espada de dor, traspassava seu coração e feria sua sensibilidade, ela conservava no silêncio.
            Como Maria, mãe do Redentor e mãe da humanidade, que soube corresponder à proposta feita por Deus em favor da humanidade, assim, hoje, ainda existem homens e mulheres que também acolhem com todo o amor essa mesma proposta e se consagram a um modo de viver diferente do comum da humanidade.
            São chamados de consagrados à vida religiosa tendo como alicerces de sua escolha os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência.
            São opções assumidas livre e conscientemente. Mesmo que nem todos consigam concretizar esse projeto de vida até o fim, mesmo assim existem os que conseguem. E o realizam com muita alegria e muita vibração e se sentem plenamente realizados em seus anseios de perfeição e de felicidade.
            Não é um caminho difícil. Não é uma decisão heróica, embora o comum da sociedade não entenda. É um caminho e uma decisão que envolvem muito empenho e convicção. É um modo de viver muito pessoal alimentado por exercícios de convivência com pessoas diferentes, com modos de pensar também diferentes. Mas com um objetivo comum: alcançar a plenitude da comunhão com Deus e com os irmãos.
            E esses que se consagram estão sujeitos a fraquezas, a erros, a tropeços de toda espécie. São seres humanos. São frágeis como todos. Se não buscarem o fortalecimento no espiritual, não conseguirão realizar seus projetos. E isso acontece em qualquer opção que o ser humano fizer. Exige renúncia e desprendimento. Não aversão, ou desprezo.
           Para os indecisos não haverá lugar na glória. Só pessoas decididas como Maria poderão cantar alegremente: “Minha alma engrandece o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador. Pois o Todo-poderoso realizou em mim maravilhas e santo é seu nome” (Lc.1.46)
           
Frei Venildo Trevizan OFMCap

Nenhum comentário:

Postar um comentário