Endereço

Avenida Circular, 212 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - GO

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MISSÃO SAGRADA

            Dia dos pais. Felizes aqueles pais que no aconchego do lar conseguem celebrar esse dia num abraço sincero, num presente merecido e numa convivência harmoniosa. Filhos orgulhosos dos pais. Pais orgulhosos dos filhos. Tudo motivo para uma grande celebração e uma maravilhosa comemoração.

            Esse é o ideal que poderia estar acontecendo em todos os lares, em todas as comunidades e em toda a sociedade. Mas nem tudo é festa. Nem tudo é alegria. Nem tudo está podendo ser comemorado com abraços e com presentes. Infelizmente são muitas as situações constrangedoras impedindo uma celebração mais espontânea e mais festiva.

            O orgulho leva muitos homens a se fecharem em seu egoísmo não permitindo que a família continue sua historia edificada sobre os alicerces do amor e da fidelidade. Provocam-se tantos atritos e desentendimentos que se torna inviável a convivência e o entendimento.

            Morre o respeito. Morrem as esperanças e também os sonhos. Morre o amor. Cada qual busca seus direitos e não aceita abrir espaço para a reconciliação e para o perdão. Triste situação que atinge e fere profundamente a sensibilidade dos filhos que acabam perdendo o rumo e a segurança em seus planos e em suas vidas.

            Onde estarão, hoje, os pais heróis e as mães heróicas? Pessoas que, mesmo no sacrifício, mesmo em tantas dificuldades no relacionamento, serão capazes de reencontrar a humildade para construir a reconciliação, o perdão e o amor?

            São desses homens e dessas mulheres que o mundo está precisando. Maridos e esposas que guardem sempre vivo o sagrado juramento assumido perante Deus e perante a lei dos homens. E façam desse juramento a razão de viver e a força de gerar filhos que sempre se orgulhem dos pais que os colocaram no mundo e lhes transmitiram tantos valores que os levarão a plenificar seus sonhos e seus projetos.

            Esta é a missão sagrada e conferida aos homens e mulheres que planejam perpetuar suas qualidades, seus planos e suas riquezas materiais, culturais e espirituais através de uma união estável e eterna. União essa que irá gerando novos sentimentos e novos planos. Tudo em favor dos filhos que anseiam por liberdade e realização plena.

            Esta missão é sagrada porque envolve um e outro no mesmo compromisso de transmitir segurança em seu caráter, firmeza em sua fé e perseverança em seus propósitos. Por mais dura e mais difícil que se apresente, sempre encontrarão meios para contornar os obstáculos, superar as barreiras e vencer as dificuldades.


             Um coração que ama verdadeiramente não se deixará enganar por ilusões e fantasias. Saberá buscar em Deus as forças necessárias para manter viva a chama do seu amor e a lembrança do dia em que diante do altar fez aquele juramento com voz embargada e o sustenta com fé e muita alegria.

            Não existem cursos que ensinem a ser pai. Não existem escolas. Não existem universidades. Existem tão somente experiências. Experiências pessoais que nascem da observação, da reflexão e da confiança em Deus.

              Frei Venildo Trevizan OFMCap

Nenhum comentário:

Postar um comentário