Endereço

Avenida Circular, 212 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - GO

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A DIFÍCIL TAREFA DE PERDOAR

A vocação de todo o ser humano é viver estabelecendo relações de amor e de paz entre todos, de harmonia e entendimento com o universo e com a própria humanidade. E para isso se compromete a dissipar a vingança, a ira e o rancor criando um ambiente de perene reconciliação. Se alguém errar deveria reconhecer e buscar o perdão. E quem se sentiu ofendido deveria aceitar as desculpas e perdoar.
Esse seria o ideal para uma convivência harmoniosa e feliz. Esse é também o desejo de Deus para seus filhos e filhas. Mas não é fácil perdoar, como não é fácil aceitar que sem o perdão não há como viver a paz.
Ser “perdoado” todos querem. Mas perdoar aos outros torna-se muito difícil, pois exige uma transformação interior muito grande e uma fé muito viva e muito forte.
Deus sempre perdoa, pois o coração dele é feito de bondade e misericórdia. Seus gestos são de acolhida e salvação. Suas palavras são luzes constantes e firmes que dissipam a escuridão do mal e revelam a beleza do bem. Por isso ele sempre está pronto em acolher e oferecer novas oportunidades e novas chances de vida.
Tudo isso é belo e gratificante. Revela o coração maravilhoso de Deus. Revela também seu desejo de ver a humanidade celebrando o amor, o respeito, o perdão e a graça de uma vida feliz. Mas é difícil satisfazer esse seu desejo. É difícil fazer o mesmo que ele faz.
É desafiante aprender que perdoar quer dizer: abrir o coração para acolher a quem errou, ter disponibilidade em não conservar rancor contra quem causara essas contrariedades, ou essas situações.
O perdoar estabelece um passo a mais: esclarecer a quem errou que precisa estar mais atento para não retornar ao erro e recomeçar a construção de sua vida com mais dignidade e humildade. Esse passo exige uma coragem muito grande em superar o preconceito e a raiva. Exige exercitar corajosamente a humildade e a sinceridade.
Negar o perdão é um ato que violenta tanto que o espera quanto quem o poderia oferecer. Creio até que fere mais a quem o nega do que a quem o necessita. Pois o fato de negar deixa no coração uma dor profunda, uma mágoa dolorida e uma apreensão inquietante. Não encontra sossego e nem paz, pois o ódio e o desejo de vingar criam uma ferida praticamente incurável.
Só mesmo o dia em que tomar coragem e fizer algo mais humano e mais generoso oferecendo o perdão é que tudo se transformará. Não sou capaz de entender como possam existir pessoas capazes de conviver com o rancor, com o ódio em seu coração. Serão pessoas muito amargas e muito difíceis de conviver.
Será bem melhor procurar viver em paz com todos. Mesmo que não consiga criar ambiente ideal de amor e entendimento, que ao menos haja respeito com as diferenças individuais e que se faça o possível para não interferir na vida e no comportamento.
É bem melhor viver uma vida saudável transmitindo alegria, esperança e uma enorme satisfação em saber que o amor de Deus está disponível para todos.
Frei Venildo Trevizan OFMCAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário