Endereço

Avenida Circular, 212 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - GO

sábado, 9 de julho de 2011


SEMEAR

            Alguém que tenha experiência de vida no campo e na lavoura sabe que o semear faz parte da lida diária para garantir a sobrevivência pessoal e adquirir bens duradouros. Sabe que semeando estará colaborando para o progresso e enriquecimento da sociedade. Sabe que ao semear será necessário aguardar o devido tempo para a germinação, crescimento, produção e maturação. Só então será possível a colheita.
            Não pensa em semear hoje para colher a manhã. Não pensa em semear em qualquer época ou em qualquer terreno. Tudo tem seu tempo, seu ambiente e seu lugar. E é preciso semear. E semear boa semente para garantir farta colheita. Pois só colhe daquilo que semear. Não queira semear arroz para colher trigo, ou semear feijão para colher milho.
            A sabedoria da Bíblia Sagrada convida a refletir seriamente sobre o sentido e o valor do semear. O profeta Oséias no capitulo 8, versículo 7 diz: “quem semeia ventos colhe tempestades”. Isto é, daquilo que semear haverá de colher. Muitos são os que sonham colher bons frutos, mas esquecem de semear.
            Muitos gostariam se sentirem amados, mas não semeiam amor. Muitos sonham ter paz em seu coração, mas não semeiam. Muitos gostariam partilhar alegrias, sonhos, realizações, mas não semeiam aquilo que poderia contribuir.
            Quem semeia não tem pressa. Sabe que está preparando o dia de amanhã. Na carta aos Gálatas Paulo diz: “O que o homem semeia, isso colherá: quem semeia nos instintos egoístas, colherá corrupção; quem semeia no espírito, do espírito colherá  vida eterna” (Gal.6,7-8)
            O Mestre dos mestres é quem revela o grande e verdadeiro semeador: o Pai do céu. É ele o amável e generoso semeador. Possui sementes de toda espécie e em quantidade suficiente para satisfazer a todos. Semeia continuamente e não escolhe terreno algum. Seja um coração ressequido pelo ódio, seja um coração sufocado pela decepção, seja um coração instável e indefinido, ou seja um coração amável e saudável
            Todos recebem as mesmas sementes, as mesmas luzes e as mesmas bênçãos. Pois a generosidade do semeador não se deixa a bater por nada e por ninguém. Quem resistir ou quem se mostrar indiferente ou contrariado continuará recebendo boas sementes. Pois um coração que é bom só possui o bem para semear.
            Um coração feliz só tem felicidade para semear. Um coração que ama só tem amor para semear. Um coração que vive alegre só tem alegria para semear.
            E se ainda existem ambientes e corações amargurados é porque os bons se acomodaram e não se tocaram para perceber o quanto de valor estão perdendo. Existem muitos cristãos que se aposentaram na fé. E passaram a fazer parte da lista daqueles e daquelas que só encontram argumentos para lamentar a vida, comentar defeitos de quem dispõe de forças em fazer algo de bom aos corações e semblantes castigados pela fome e pela miséria.
            Mas ainda existem mãos generosas semeando amor nos corações feridos pela dor. Ainda existem mãos generosas semeando esperança nos corações inquietos pelo medo. Ainda existem mãos generosas semeando alegria em tantas faces feridas pela tristeza. Ainda existem mãos generosas semeando vida e paz para todos.

Frei Venildo Trevizan OFMCap

Nenhum comentário:

Postar um comentário