Endereço

Avenida Circular, 212 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - GO

sábado, 5 de novembro de 2011

SANTO OU HUMANO


            Deus, ao criar o ser humano, criou-o à sua imagem e semelhança. Criou-o homem e mulher confiando-lhes essa missão: “Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra”. (Gen.1,27-28)
            A partir dessa proposta o ser humano é chamado a dominar e transformar toda a criação. Pois tudo o que Deus criou o criou imperfeito, confiando ao ser humano a tarefa de trabalhar para completar essa obra e aperfeiçoá-la a tal ponto que se aproximasse cada dia mais da perfeição que se encontra no próprio Deus e Criador.
            Essa é a tarefa desafiante para toda e qualquer inteligência humana que terá pela frente essa missão confiada pelo Criador de todas as coisas. E o Criador exige apenas fidelidade e participação por parte do homem. Tudo deverá ser feito de acordo com o plano e a vontade do Criador. E tudo em obediência a ele.
            Em nenhum momento Deus exige ou permite que o homem se ausente de sua tarefa e de sua missão. Sua realização será sempre mais plena na medida em que for fiel ao compromisso confiado por Deus. Deverá com o máximo empenho administrar e conduzir essa obra maravilhosa saída das mãos generosas e santas de Deus.
            Assim irá se efetuando a santidade do ser humano. Na medida em que se empenhar em bem dirigir e administrar os bens saídos das mãos de Deus estará também se tornando santo como Deus é santo. Não é se afastando das coisas do mundo, mas assumindo-as e trabalhando-as para o bem de todos.
            A santidade não consistirá em isolar-se do mundo enclausurando-se em busca de silêncio e de conforto para si. Não é “fugir” do mundo. Não é abandonar a sociedade. A santidade consistirá em empenhar-se pela humanização daqueles e daquelas com quem convive. É trabalhar em favor da justiça, dos direitos humanos, da defesa dos empobrecidos. É lutar para que haja pão em todas as mesas.
            Pode não agradar a todos, mas a constatação da realidade social atual é preocupante. Quanto mais se desenvolvem técnicas e métodos de crescimento do progresso, tanto mais o ser humano se desumaniza. A vida e a dignidade estão perdendo seu valor sagrado. Estão se tornando presa fácil do ódio e da violência.
            O difícil será recuperar esses valores perenes da humanidade. E, então, a santidade não dependerá de milagres e de outros fatos extraordinários, mas estará íntima e profundamente relacionada ao empenho em revitalizar a natureza dos seres e em humanizar o ambiente em que se vive.
            A grande questão que inquietará muitas mentes seria esta: é mais importante cultivar a santidade ou os valores humanos? Enquanto uns se empenham em incentivar o exercício das virtudes que levariam à santidade, outros se empenham em desenvolver os valores humanos para humanizar a sociedade.
            Com certeza a santidade dependerá do humano. O próprio Deus se fez humano para que o humano se faça divino.              
Frei Venildo Trevizan OFMCap

Nenhum comentário:

Postar um comentário