Endereço

Avenida Circular, 212 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - GO

domingo, 19 de junho de 2011

O Amor vence tudo

Deus é amor...

            Quem ama procura todas as maneiras e formas para revelar o que se passa em seu interior. Tudo fará para transmitir seus sentimentos, seus desejos, seus sonhos e seus planos de vida. Mas sabe que, por mais que se esforce, dificilmente conseguirá revelar-se na totalidade do seu ser e do seu querer.
            Passa a vida inteira tentando. E sempre deparará com limitações. E quando perceber que esta vida está chegando ao fim entenderá que passou pelo mundo tentando, embora não conseguindo transmitir tudo quanto perpassou sua mente e sua vontade.
            Não será frustração e nem decepção. Pois, quem se propõe amar, sentirá uma enorme alegria em ter podido revelar o máximo de seus talentos dentro dos seus planos e suas limitações. Terá muitos motivos para celebrar a alegria de uma prolongada convivência e de uma feliz partilha de valores e sentimentos que cultivou em sua alma.
            É maravilhoso olhar para um casal que se encontra partilhando um longo e frutuoso caminho de amor. Apesar de tantos anos passados, o carinho entre eles continua edificante, o sorriso continua contagiante, o respeito continua sagrado e o amor se eternizando.
            Esse amor não terá fim. Esse amor jamais acabará. É um amor que vence tudo. Mesmo se acontecer um distanciamento provocado pela morte corporal, as mentes e os corações continuarão entrelaçados pela aliança da comunhão eterna na fidelidade.
            Quem ama não prende ninguém a si. Abre seu espírito para comunicar sua sabedoria em tudo o que lhe for possível. Sabe, contudo, não ser fácil essa comunicação e essa revelação de tudo quanto perpassa seu interior. As palavras se tornam frágeis. O olhar tenta revelar algo, mas nem tudo consegue. Os gestos se tornam pequenos e quase insignificantes diante da magnitude desse amor.
            Um amor humano que aos poucos se torna divino. E quem viver nesse amor irá conhecendo e vivendo o amor do próprio Deus, pois Deus é amor. E ama a cada um com um amor muito pessoal e muito familiar. Um amor que não exige nada em troca. Nada impõe. É gratuito e generoso. É um amor que gera vida e vida em plenitude.
            Os humanos dificilmente entenderão isso. Desejam amar. Sonham amar. Buscam entender esse amor. Mas se perdem pelo caminho. Uns em lugar do amor alimentam interesses egoístas e sufocam esse amor. Outros simplesmente exploram os sentimentos alheios. Exploram a beleza física, o econômico, o prazer, a posição social, o intelectual. Jamais viverão a profundidade do amor. Permanecerão na superficialidade e na ilusão.
            Seria muito bom vivenciar essa soberana verdade: “Deus é amor e quem ama conhece a Deus e permanece nele” (1Jo.4,16). Isso é para corações que alimentam sentimentos nobres. E sabem colocar Deus em seu devido lugar acolhendo e seguindo seus ensinamentos.
            É importante saber que ele nada impõe. Simplesmente propõe. A decisão dependerá do posicionamento que o ser humano assumir em sua liberdade e em sua vontade. Deus é quem toma a iniciativa de amar. E ama a todos: tanto ricos quanto pobres, tanto mártires quanto assassinos. Ele é totalmente amor, mesmo que nem todos entendam.
                      Frei Venildo Trevizan OFMCap

Nenhum comentário:

Postar um comentário